domingo, 12 de outubro de 2008

Vácuo...

Estava eu ensinando ondulatória semana passada, enquanto falava sobre a propagação das ondas mecânicas (precisam de um meio material para se propagar) e das ondas eletromagnéticas (se propagam até no vácuo), um aluno me pediu pra falar mais sobre o vácuo... algo interessante e pouco discutido nas escolas, pois que eu me lembre, em meus tempos de colégio nunca falavam sobre isso... mas vamos lá:
"Vácuo significa ausência total de matéria, ou seja, líquidos, sólidos, gases ou plasma. O vácuo absoluto, que realmente é a ausência total de matéria é apenas teórico, existindo no entanto a remota possibilidade de existir o vácuo absoluto em alguma galáxia distante. O nosso próprio sistema solar está preenchido na maioria das vezes por hidrogênio e outros gases."
E agora vem uma outra pergunta: pra que servem as embalagens à vácuo?
Como foi dito acima, o vácuo é a ausência total de matéria. Numa embalagem a vácuo, é retirado todo ar de seu interior, ou seja, não há oxigênio, que é o maior agente de deteorização dos alimentos (produtos orgânicos). Essa embalagem também evitará contaminação, aumentando a durabilidade do alimento nela contido.
Só mais uma: É possível criar o vácuo?
Sim! A partir de bombas de vácuo, que retiram o material/ar do recipiente, por exemplo, onde se quer criar o vácuo, mas ele será criado parcialmente, afinal algumas moléculas permanecerão se debatendo contra as paredes do recipiente. Então, utilizam-se métodos diferente para remover esse gás restante, como convertendo-as em sólido (criogênio ou pela compressão iônica) ou ainda através da bomba de difusão que é especializada nesses casos.
E daí surgem mais e mais perguntas sobre o vácuo... realmente a física está presente em tudo... não tem fim!!!
Boa semana.

Nenhum comentário: